Adriana Franzin
Da Agência Brasil
Brasília – Líderes sindicais das fábricas Volkswagen do Paraná e São Paulo cogitaram hoje (5), em reunião, uma paralisação mundial. Segundo nota do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, os funcionários de quatro das cinco fábricas do país protestam contra a decisão da empresa de demitir 5.773 funcionários nos próximos três anos.
A nota informa que a proposta da paralisação será levada ao encontro mundial de trabalhadores da Volkswagen, marcado para os dias 8 e 9 deste mês, em Wolsburg (Alemanha).
Na reunião, eles decidiram, ainda de acordo com a nota, realizar, a partir da semana que vem, uma campanha nacional contra as horas extras e pretendem não trabalhar mais para acumular estoques de carros.
São 47 fábricas da Volkswagen espalhadas em 19 países. A empresa possui ao todo 345 mil funcionários, cerca de 24,5 mil só nas quatro fábricas do Brasil: São José dos Pinhais/PR (4 mil), Taubaté/SP (5 mil), São Bernardo do Campo/SP (12 mil), Resende/RJ (500 e mais 2,5 mil fornecedores) e São Carlos/SP (500).