Ministro destaca no <i>Diálogo Brasil</i> simbolismo da ida de astronauta brasileiro ao espaço

29/03/2006 - 22h51

Adriana Franzin
Da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, afirmou hoje (29) que o envio de um astronauta brasileiro ao espaço "não é um programa de governo, é um programa de país". No programa Diálogo Brasil desta noite, exibido em rede pública de televisão, o tema é o lançamento da Missão Centenário, na qual o tenente-coronel aviador Marcos César Pontes será enviado para a Estação Espacial Internacional (ISS) e lá permanecerá por oito dias.

O vôo nave Soyuz TMA-8 está programado para as 23h29, no horário oficial de Brasília – 8h29 de amanhã (30) no Cazaquistão, onde fica a base de lançamento de Baikonur.

No auditório do Ministério da Ciência e Tecnologia, Rezende disse acompanhar com ansiedade o lançamento da nave. Segundo ele, a ida de um astronauta tem simbolismo e capacidade de despertar o imaginário das pessoas e o interesse dos jovens para seguir carreira nessa área.

O diretor geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Gilberto Câmara, informou no estúdio da TV Cultura, em São Paulo, que a viagem do astronauta teve um custo relativamente baixo para o Brasil. "O mais importante é mostrar para a sociedade que há experimentos que só podem ser feitos no espaço", salientou. Câmara destacou ainda o trabalho de muitos anos para definir e preparar os sete experimentos que serão feitos na estação.

No estúdio da TVE Brasil, no Rio de Janeiro, o professor Adriano Caldeira Araújo, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, afirmou que a intenção da Missão Centenário é avaliar se alguns experimentos terão o mesmo resultado na terra e no espaço.

E no estúdio da TV Nacional, em Brasília, o professor José Leonardo Ferreira, da Universidade de Brasília, afirmou que a ida de um astronauta brasileiro ao espaço é muito importante para o país e para o programa espacial nacional. Ele ressaltou que o programa é uma "oportunidade para que vários estudantes e pesquisadores possam participar do projeto".

A TV Nacional transmitirá ao vivo o lançamento do foguete que levará o astronauta brasileiro, logo após os debates do Diálogo Brasil, mediados pelo jornalista Florestan Fernandes Júnior.

O Diálogo Brasil é transmitido ao vivo para todo o país, sempre às quartas-feiras, das 22h30 às 23h30. Os telespectadores podem participar enviando perguntas e sugestões pelo e-mail dialogobrasil@radiobras.gov.br e pelo telefone (61) 3327-4210.