Pregão eletrônico é atração em mostra paralela à reunião do BID em Belo Horizonte

29/03/2006 - 20h29

Cristiane Ribeiro
Enviada especial

Belo Horizonte - O sistema brasileiro de compras pela internet, o pregão eletrônico, é uma das atrações da exposição Espaço Brasil, que se realiza em paralelo à 47ª Reunião Anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), aberta hoje (29). É o primeiro sistema do gênero, no mundo, a ser aceito pelo BID e pelo Banco Mundial (Bird), as duas maiores instituições de financiamento para países em desenvolvimento.

O acordo com as instituições foi assinado em novembro do ano passado e desde então o governo brasileiro usa o pregão eletrônico para fazer compras de bens e serviços, como computadores e livros didáditos, a serem usados em projetos financiados por elas.

O secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, destacou a rapidez nas compras via pregão eletrônico, que levam cerca de 17 dias – em uma concorrência nos padrões tradicionais, podem demorar até 120 dias.

"A modalidade reduz, ainda, o custo de participação dos fornecedores, que podem participar à distância das licitações públicas, facilitando o acesso de micro e pequenas empresas. E é mais transparente, porque a sociedade pode acompanhar pela internet as compras do governo federal", disse Santanna.

A exposição foi organizada pelo governo federal para mostrar as tecnologias aplicadas pelo país nas esferas pública e privada. Participam 16 expositores, entre ministérios, empresas públicas e privadas. O pregão eletrônico do governo federal pode ser acessado por meio do portal Comprasnet (www.comprasnet.gov.br).