Lula lança campus de universidade federal em Guarulhos na tarde de hoje

29/03/2006 - 11h46

Beatriz Pasqualino
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, participam hoje (29) do lançamento oficial da primeira unidade federal de Ensino Superior no município de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo. Trata-se do novo campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Lula e Haddad, que estão desde esta manhã na capital paulista para encontro com empresários, participam da cerimônia às 16 horas.

Estarão também presentes o prefeito Elói Pietá e o reitor Ulysses Fagundes Neto. Eles devem assinar um convênio envolvendo verbas federais da ordem de R$ 3,3 milhões, para viabilizar os cursos de graduação, pós-graduação e de extensão na universidade.

Lula e o ministro visitarão as obras do campus, que deve começar a funcionar ainda este semestre oferecendo cursos de História, Ciências Sociais, Filosofia e Pedagogia. Quando estiver concluída, a unidade atenderá 1.800 alunos.

O novo campus integra o Programa de Expansão do Ensino Federal de Educação Superior do Ministério da Educação. O programa tem investimentos de R$ 592 milhões voltados para a construção de 10 universidades e a extensão de 40 campus em todo o Brasil.

O presidente Lula retorna ainda hoje à Brasília, onde tem chegada prevista para as 20 horas.