Brasil envia ajuda humanitária a famílias atingidas por enchentes no Equador

29/03/2006 - 20h01

Brasília - O governo brasileiro enviou hoje (29) 14 toneladas de alimentos ao Equador, para ajudar as famílias afetadas pelas enchentes que assolaram a região costeira do país nos últimos meses. As províncias de Guayas, Manabí e Azuay foram as mais afetadas pelas enchentes.

O avião C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) que transportou os alimentos pousou hoje de manhã no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, na cidade de Guayaquil. Foram enviados nove tipos de produtos que compõem uma cesta básica de 14 quilos. Segundo o Itamaraty, a ajuda brasileira é suficiente para alimentar 1.000 famílias por aproximadamente três semanas. Os alimentos são provenientes dos estoques que a Secretaria Nacional de Defesa Civil mantém junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de Pernambuco.

A operação foi realizada por iniciativa do Ministério das Relações Exteriores, em coordenação com o Ministério do Bem-Estar Social e a Defesa Civil do Equador. A distribuição dos alimentos à população das principais regiões afetadas será feita pelas autoridades provinciais equatorianas e pelo Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA).

Com informações do Ministério das Relações Exteriores