Definidos filmes brasileiros que participarão de festival em Cuba

11/11/2005 - 20h08

Brasília - O Ministério da Cultura informa que 41 filmes brasileiros, entre curtas e longas-metragens, participarão do 27º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana, que se realizará na capital cubana de 6 a 16 de dezembro.

Para a competição de longas de ficção estão confirmados O Veneno da Madrugada, de Ruy Guerra; Crime Delicado, de Beto Brant; e Jogo Subterrâneo, de Roberto Gervitz. Na disputa da categoria de curtas de ficção estarão O Último Raio de Sol, de Bruno Torres, e O Xadrez das Cores, de Marcos Schiavon.

Para a mostra também competitiva Operas Primas, dedicada a longas de estreantes, foram selecionados Como Fazer um Filme de Amor, de José Torero; Contra Todos, de Roberto Moreira; Olga, de Jayme Monjardim; Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes; Cidade Baixa, de Sergio Machado; e Redentor, de Claudio Torres.

Na competição de documentários estarão Peões, de Eduardo Coutinho; Entreatos, de João Moreira Salles; e os longas Brilhante, de Conceição Senna; Doutores da Alegria, de Mara Mourão; e Paz, produzido pela empresa W/Brasil.

Sete produções brasileiros participarão da mostra Animação e fora de competição serão exibidos longas como Cazuza, o Tempo Não Pára, de Sandra Werneck, e O Casamento de Romeu e Julieta, de Bruno Barreto, e os documentários 500 Almas,/i>, de Joel Pizzini, e Arte Bruta, de Walter Carvalho.

O documentário O Sonho de Loreno, de Alana Almondes (Mantenópolis/ES), também foi selecionado para participar do Festival Internacional de Havana. O vídeo faz parte do projeto Revelando os Brasis, da Secretaria do Audiovisual, e conta a história de Seu Manoelzinho, que ficou famoso pelos mais de 20 filmes que realizou utilizando uma câmera VHS. A exibição será dentro da Mostra Informativa Documentário.

Com informações do Ministério da Cultura