Votação de relatório sobre Dirceu é marcada para amanhã

26/10/2005 - 22h00

Iolando Lourenço
Repórter da Âgencia Brasil

Brasília – O presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP), confirmou para as 9h30 desta quinta-feira a discussão e votação do parecer do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) que pede a cassação do deputado José Dirceu (PT-SP) por quebra de decoro parlamentar. O deputado Júlio Delgado informou que apresentará no inicio da reunião do Conselho as alterações que fez no seu parecer, atendendo a decisão do ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal."Vamos suprimir a parte considerada sigilosa. Mesmo assim, nosso relatório continua bastante consistente, independente dessas supressões", disse Delgado.

Na reunião de hoje, o Conselho aprovou requerimentos do deputado Edmar Moreira (PFL-MG), relator do processo contra o deputado José Mentor (PT-SP). Nos requerimentos, Moreira pede documentação referente às empresas de Marcos Valério e também solicita que o Conselho convide a depor no órgão como testemunhas do processo o empresário Marcos Valério, acusado de ser operador do suposto esquema do "mensalão", Rogério Tolentino, sócio do empresário e a ex-secretária da SMP&B Karina Fernanda Somaggio.

Na mesma reunião do Conselho, o deputado Josias Quintal (PMDB-RJ), relator do processo contra o deputado Romeu Queiroz (PTB-MG), apresentou seu parecer e voto pedindo a cassação do parlamentar mineiro por quebra de decoro parlamentar. A representação contra Queiroz foi apresentada ao Conselho pelo PL. O deputado Nelson Marquezzeli (PTB-SP) pediu vista do parecer por duas sessões. Mesmo assim, os integrantes do Conselho deram inicio à discussão do processo, que só deverá ser votado pelo Conselho na próxima semana.