Manifestantes deixam empresa invadida no Sul

26/10/2005 - 21h26

Porto Alegre, 26/10/2006 (Agência Brasil - ABr) - Cerca de 1.500 integrantes da Via Campesina, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento dos Trabalhadores,que haviam ocupado pela manhã a empresa Standar Logística e Distribuição, uma das maiores distribuidoras de leite do estado, em Esteio, à margem da BR-116, deixaram o local por volta das 19h30.

Os manifestantes protestavam contra o preço pago pela empresa aos produtores de leite. Iara Castilho dos Reis, juíza de Esteio, na região metropolitana da capital, havia concedido a reintegração de posse solicitada pela direção da empresa e determinado a apreensão dos 23 ônibus que levaram os manifestantes. Os veículos ficaram retidos.

Depois de cerca de quatro horas de negociações com os oficias da Brigada Militar, que comandavam a operação para o cumprimento da decisão judicial, os manifestantes não aceitaram ser identificados mas tiveram que deixar facas, facões e foices no local. Eles também tiveram que percorrer, caminhando, cerca de 20 quilômetros para pernoitar no Parque da Harmonia, na capital.