Código é rígido contra propaganda de álcool, defende publicitário no <i>Diálogo Brasil</i>

26/10/2005 - 22h00

Adriana Franzin
Da Agência Brasil

Brasília - O publicitário Lula Vieira defendeu hoje (26) no programa Diálogo Brasil, exibido em rede pública de televisão, que o código de regulamentação da propaganda é uma das leis mais rígidas do país: "Nós temos a preocupação em proibir qualquer coisa que mostre que quem bebe é melhor do que quem não bebe. Nós temos uma das leis mais restritivas do mundo". Integrante do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar), ele explicou, no estúdio da TVE Brasil, no Rio de Janeiro, que em termos estatísticos o nível de idade para início do consumo do álcool é de 11 anos. "É um crime incentivar adolescentes a tomar álcool", afirmou.

No estúdio da TV Cultura, em São Paulo, o superintendente do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), Marcos Mesquita, afirmou que as campanhas publicitárias não são a fonte do problema do alcoolismo: "Parece-nos uma grande simplificação imaginar que a solução é retirar a propaganda da cerveja". Segundo ele, é possível viver com saúde, bebendo-se moderadamente. "Não será nenhuma medida geral e coletiva que vai impedir as situações de risco causadas pela cerveja", disse.

Em Brasília, no estúdio da TV Nacional, a diretora de Prevenção e Tratamento da Secretaria Nacional Anti-Drogas (Senad), Paulina Vieira Duarte, lembrou que "foi criado um espaço para que o governo e a secretaria discutam a questão da propaganda de cerveja com a sociedade". E que "é preciso discutir e não desconsiderar esse produto, que tem um impacto extremamente negativo na segurança da população".

Já o senador Augusto Botelho (PDT/RR), que além de médico é integrante da sub-comissão de Saúde e da Câmara Especial de Políticas Públicas sobre o Álcool, argumentou, também no estúdio da TV Nacional, que a publicidade não pode veicular uma imagem enganosa: "As propagandas que demonstram o álcool como um potencializador sexual estão enganando o público".

O Diálogo Brasil é resultado de parceria entre a Radiobrás, a TV Cultura de São Paulo e a TVE Brasil do Rio de Janeiro. A mediação dos debates é feita pelo jornalista Florestan Fernandes Júnior. O programa é transmitido ao vivo e os telespectadores podem enviar perguntas pelo e-mail dialogobrasil@radiobras.gov.br ou pelo telefax (61)3327-4210.