Silas Rondeau descarta risco de apagão até 2009

12/07/2005 - 21h51

Brasília, 12/7/2005 (Agência Brasil - ABr) - O novo ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, garantiu que até 2009 o país não corre o risco de enfrentar um apagão, "dependendo de como se comportar a economia". Segundo Rondeau, que deixou a presidência da Eletrobrás, o ministério continuará a dar prioridade para a geração de energia limpa, segura e barata, "e a energia hidráulica tem essa característica".

Sobre as nomeações das novas diretorias das estatais Eletrobrás, Eletronorte, Furnas e Eletronuclear, vinculadas ao ministério, Silas Rondeau disse que obedecerão a critérios técnicos. "A indicação seguirá sempre um critério técnico e terá naturalmente acompanhamento da variável política, que não necessariamente será do PMDB. Será da base aliada", afirmou.

Silas Rondeau é engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização em engenharia de linhas de transmissão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi presidente da Eletrobrás (2004-5), da Eletronorte (2003-4), da Boa Vista Energia (2002-3) e da Manaus Energia (2000-2). É professor licenciado da Universidade Federal do Maranhão.