Érica Santana
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O ministro da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken, está encaminhando ao Congresso Nacional e às emissoras de rádio do país uma proposta para "flexibilizar" a Voz do Brasil, programa de rádio que atualmente divulga ações dos Três Poderes em cadeia nacional.
Segundo nota divulgada pela Secom hoje, a proposta de Gushiken foi comunicada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em encontros que eles mantiveram desde a semana passada. Nesses encontros, informa a Secom, Gushiken fez diversas sugestões sobre as reformas na comunicação do governo, entre elas a mudança do status da Secom de ministério para secretaria, o que foi anunciado hoje pelo porta-voz André Singer. A partir da reforma, a Secom passa a estar vinculada à Casa Civil da Presidência da República.
O comunicado da Secom diz ainda que as mudanças na Secom estão vinculadas às medidas de reforma no setor de comunicação de governo, iniciadas com a fusão do gabinete do porta-voz da Presidência com a Secretaria de Imprensa e Divulgação. Ainda segundo a nota, Gushiken também sugeriu ao presidente que, com a transformação de seu cargo no de secretário, a composição da coordenação do governo fosse revista, para que houvesse uma ampliação.
Gushiken também comunicou ao presidente Lula, segundo a nota, que está encaminhando ao Ministério do Planejamento a proposta da criação da carreira de gestor da comunicação pública, "com o objetivo de dar maior profissionalização ao setor". O ministro informou ainda ao presidente que pediu ao ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Waldir Pires, a indicação de um corregedor interno para a Secom, a fim de ampliar o controle que já é efetuado no órgão pela Casa Civil.