Iolando Lourenço e Gabriela Guerreiro
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), defendeu hoje maior participação do PMDB nas decisões do Executivo. "Pela importância do PMDB, ele já deveria ter tido em nosso governo uma participação mais ativa na formulação das políticas e na gestão do governo", disse o líder, ressalvando que cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidir sobre a participação dos partidos na administração federal.
Mercadante lembrou que o PMDB tem sido um parceiro importante desde o início do governo Lula, quando não participava diretamente do governo com cargos: "Durante o primeiro ano de governo, o PMDB não estava no governo. Sempre ajudou, votou, tem a maior bancada no Senado e a segunda na Câmara. E é fundamental para a governabilidade, para a estabilidade democrática do país e para avançar nos projetos de lei de interesse do povo brasileiro".
Na avaliação do líder, o PMDB "tem muito peso no Congresso Nacional, tem uma bancada forte de governadores e prefeitos". Questionado sobre as condições de o PMDB aumentar a participação no governo federal depois que a ala oposicionista do partido estaria se aproximando da ala governista, Mercadante disse considerar importante "que o partido tome decisão institucional – não apenas as bancadas, mas o partido como partido".