Associação das Rádios Públicas estuda inserção de jornal nas emissoras afiliadas

23/06/2005 - 20h35

Arthur Braga
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O presidente da Associação das Rádios Públicas (Arpub), Ney Messias, informou hoje, durante encontro que discute o papel dos modelos de radiodifusão no país, que está em estudo a possibilidade de inserção de um jornal em âmbito nacional, com duração de 15 minutos, nas rádios afiliadas à entidade. Segundo ele, a Radiobrás deverá ser responsável pela produção e distribuição do jornal para as filiadas da Arpub.

Ney Messias disse que a Apurb tem, atualmente, com 14 emissoras afiliadas. Mas, após o encontro que termina sábado (25), "deveremos sair com 33 afiliadas", acrescentou. Ele adiantou que o programa em estudo terá conteúdo jornalístico. "E, no futuro, deveremos ter também conteúdo cultural, e o jornal poderá ser ampliado para 30 minutos de duração".

Ao falar sobre o modelo de rádio pública no país, Messias disse que ela não deve se centrar apenas no conteúdo jornalístico. "A rádio pública tem que perceber e divulgar a produção musical e cultural de sua cidade e colocar no ar em formatos atraentes para o ouvinte".

Messias citou o exemplo da Rádio Cultura do Pará, que vem apresentando resultados positivos com a variação na programação em relação às rádios comerciais. De acordo com ele, a rádio detém a liderança de audiência das classes A e B, nos horários de 6 às 11 e das 15 às 18 horas. "Temos uma audiência qualificada a partir das mudanças na programação".

Para ele, a rádio pública deve ter espaço para publicidade, porque representa uma possibilidade de obter recursos, além dos governamentais, e tentar resolver uma equação muito difícil no veículo rádio, que é oferecer conteúdo com informação e, ao mesmo tempo, opções atraentes para o ouvinte. "Estou convicto de que existe um formato de rádio pública que pode conviver com a iniciativa privada e oferecer conteúdos dentro do espectro que cabe à rádio pública", afirmou.