Secretário destaca esforço para superar ''guerra fiscal''

25/05/2005 - 0h27

Spensy Pimentel
Enviado especial

Seul (Coréia do Sul) - O governo está fazendo um "esforço muito grande" para que o Brasil garanta um "mínimo de uniformidade entre os impostos estaduais" e supere a chamada guerra fiscal, afirma Walter Cover, secretário-executivo da Sala de Atração de Investimentos, órgão vinculado à Casa Civil da Presidência da República.

Ontem, Yun Jong-Yong, vice-presidente da Samsung, uma das maiores corporações empresariais coreanas e que atualmente já mantém investimentos no Brasil, disse em encontro com a comitiva brasileira que a guerra fiscal é um dos principais problemas que o país precisa
resolver para facilitar os investimentos externos.

"O governo está fazendo um esforço muito grande para fazer a fase dois, uma fase importante da reforma tributária, que é exatamente poder unificar as tarifas estaduais, evitando esse processo
que nem sempre é bom para o país, de disputa de investimentos por meio de procedimentos nos impostos", explicou Cover. Ele ressalvou que a reforma tributária "é uma matéria que está fundamentalmente dirigida ao Congresso Nacional".

O secretário destacou ainda que dois governadores com "programas muito agressivos de atração de investimentos em seus respectivos estados" acompanharam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nessa viagem ao Japão e à Coréia do Sul. Integram a comitiva brasileira Germano Rigotto, do Rio Grande do Sul, e Lúcio Alcântara, do Ceará.

Ainda segundo Cover, a Sala de Atração de Investimentos auxilia atualmente 115 projetos, que
totalizam cerca de US$ 55 bilhões em investimentos.