Brasília - No segundo semestre, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) fará pesquisa para avaliar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O trabalho, de acordo com informações da assessoria de Imprensa do Ministério da Educação, abordará em todo o país aspectos como gestão, alimentação e nutrição, perfil da clientela e controle social. E traçará o perfil nutricional dos estudantes até 14 anos.
O presidente do FNDE, José Henrique Paim Fernandes, informa que por meio da pesquisa "poderemos saber se as normas do programa estão sendo cumpridas, qual o grau de aceitabilidade da merenda pelos escolares, o nível de participação dos nutricionistas e dos conselhos de alimentação escolar, entre outros dados". Com os resultados, acrescenta, "vamos traçar os indicadores de eficiência, eficácia e efetividade do Pnae que nortearão as políticas públicas na área".
O programa da merenda escolar completa 50 anos neste ano e no governo Lula passou de programa assistencialista para programa social de garantia do direito humano à alimentação, segundo Fernandes.
A coordenadora-geral do Pnae, Albaneide Peixinho, destaca que a partir dos novos princípios foram estabelecidas diretrizes como o respeito aos hábitos regionais e à vocação agrícola da região; o fomento do controle social; o envolvimento dos governos federal e estadual e da administração municipal em atividades de capacitação, formação de hábitos alimentares saudáveis e promoção da educação alimentar no âmbito escolar.