Furlan comemora resultados da ''MP do Bem'' em negociações com coreanos

24/05/2005 - 22h26

Spensy Pimentel
Enviado especial

Seul (Coréia do Sul) - Já está dando resultados concretos a chamada "MP do Bem", medida provisória que diminui a carga tributária para empresas exportadoras e cuja finalização foi anunciada pelo governo na semana passada. A avaliação é do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, que participou há pouco de reunião com executivos da empresa siderúrgica coreana Posco.

A Posco negocia atualmente a instalação de um pólo siderúrgico no Maranhão, em parceria com a Vale do Rio Doce. Ontem, as duas empresas celebraram acordo em que se comprometem a continuar as negociações para o empreendimento de US$ 2,5 bilhões.

Segundo Furlan, a isenção de PIS/Cofins para o empreendimento aumenta em dois pontos percentuais a taxa de retorno do negócio, o que, na avaliação dos coreanos, viabiliza economicamente o empreendimento. "Houve uma melhora do retorno do projeto com a
isenção. Isso incentiva muito mais", afirmou o ministro, logo após o encontro.

A reunião de Furlan com os representantes da Posco ocorreu depois do café da manhã do presidente Luiz Inacio Lula da Silva com diversos empresários coreanos. Nesse encontro, segundo o ministro, Lula se comprometeu a participar da inauguração da nova unidade da empresa de eletrônicos LG, em Taubaté (SP). Furlan diz que se trata de um empreendimento de US$ 40 milhões.

O ministro informou ainda que o presidente Lula deu sinal verde para a instalação do Banco Coreano de Desenvolvimento no Brasil, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). "A vinda ao café da manhã foi muito positiva. Vários empresários coreanos responderam positivamente ao convite do presidente Lula para aumentar os
investimentos no Brasil", comemorou Furlan.