PTB decide retirar assinaturas de pedido de abertura da CPMI dos Correios

24/05/2005 - 21h49

Brasília, 24/5/2005 (Agência Brasil - ABr) - O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) decidiu retirar as assinaturas no pedido de abertura de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o esquema de fraude em licitações na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A decisão, a ser comunicada nesta quarta-feira, quando será feita a leitura do pedido, foi tomada após o depoimento do ex-chefe do Departamento de Contratação e Administração de Material dos Correios, Maurício Marinho, à Polícia Federal, nesta terça-feira. O partido, assim, permanece na base aliada e mantém os cargos indicados no governo.

Marinho inocentou o deputado Roberto Jefferson, que é presidente do PTB, e disse que citou o nome do parlamentar na conversa com os empresários que gravaram a fita só para valorizar a importância de seu cargo.

A Comissão Executiva Nacional do PTB reuniu-se na tarde desta terça-feira e, apesar de ter tido acesso ao depoimento de Marinho, ainda que parcialmente, durante o encontro, só decidiu comunicar a permanência no governo nesta noite. "Se ele nega o que está na fita, que foi obtida de maneira ilegal, não há mais motivação policial, é caso de inquérito administrativo. Não há mais objeto nem para abertura de inquérito político", afirmou Jefferson, antes de tomar conhecimento do teor do depoimento.

O presidente do PTB disse que não é responsável pela indicação de Marinho e que o ex-funcionário dos Correios nem sequer o conhece. "Ele não me conhece, quando ele diz que o Roberto vem do Rio e é doidão, ele não me conhece. Ele tem uma informação do Roberto Jefferson do passado", afirmou.

Roberto Jefferson defendeu Antônio Osório Batista, ex-diretor de Administração dos Correios, e disse que confia em sua conduta. Antônio Osório esteve na reunião da Executiva e, segundo Roberto Jefferson, afirmou ser inocente. "Ele disse que não sabia dessa fita, nem da fraude", declarou o deputado. Jefferson contou que Osório é funcionário de carreira dos Correios há 28 anos. Conhecido pelo apelido de "marcha-a-ré", o ex-diretor de Administração é tido como uma pessoa séria, que segue as normais legais, segundo Jefferson. "É preocupado, consciente e digno", concluiu.