Brasília, 30/3/2005 (Agência Brasil - ABr) - O ministro Luiz Gushiken, da Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, abriu na noite desta quarta-feira, no shopping Pátio Brasil, a exposição 100 Brasileiros, baseada em livro editado pela Presidência da República com as biografias dos que conquistaram renome nas artes, na ciência, nas letras, na música, nos esportes e em outras áreas.
A exposição será levada a shoppings de outros estados, como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Paraíba, Pará, numa promoção da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). A iniciativa integra a campanha O Melhor do Brasil é o Brasileiro.
Gushiken lembrou que o livro nasceu de recomendação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que fosse criado um movimento de resgate da auto-estima do brasileiro. Entre as cem biografias da obra, produzida pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, e disponível também na internet (www.brasil.gov.br/100brasileiros), estão brasileiros ou naturalizados que se destacaram no seu campo de atuação "e se tornaram célebres mundialmente, muitos deles de origem humilde".
Segundo o ministro, "cem é apenas um número emblemático, pois poderiam ser citados mil, dez mil, muitos milhões de brasileiros importantes". Gushiken lembrou que a frase "o melhor do Brasil é o brasileiro" – do escritor Câmara Cascudo – marcou campanha iniciada no ano passado pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), com o lema "eu sou brasileiro e não desisto nunca". Na opinião do ministro, a adesão das empresas privadas a campanhas desse tipo representa "a oportunidade de agregar os valores simbólicos da população à marca do que produzem".
A próxima etapa, informou Gushiken, é uma campanha de sentido educativo, também com a adesão do setor privado, sob o lema "Um bom exemplo – tudo começa aí".
O presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers, Carlos Jereissati Filho, informou que para o setor, que faturou R$ 36,6 bilhões no ano passado, o país tem muitos motivos para se orgulhar do seu povo e da sua história. A Abrasce conta hoje com 165 shoppings associados e mais de 30 mil lojas, com 4,4 milhões de metros quadrados de área bruta locável, e atende a 175 milhões de visitantes por mês. Segundo Jereissati, existe a preocupação de estimular os associados a participarem de projetos de responsabilidade social, como investimentos na educação, alimentação e profissionalização de pessoas carentes nas proximidades dos estabelecimentos.