Procurador diz que intervenção no Rio abre precedente para ação da Saúde no DF

23/03/2005 - 23h23

Brasília, 23/3/2005 (Agência Brasil - ABr) - O procurador regional da República, Humberto Jacques, disse acreditar que a intervenção no sistema municipal de Saúde do Rio de Janeiro pode abrir um precedente para que o governo intervenha também no Distrito Federal. Ele participou na noite desta quarta-feira do debate sobre o sistema público de saúde, no programa Diálogo Brasil, produzido pela TV Nacional e veiculado em rede pública de televisão.

"O Distrito Federal é uma tensão antiga entre o ministério da Saúde, o governo local e o Ministério Público. Reclamamos há algum tempo uma intervenção do governo federal no Distrito Federal. A própria residência médica do Hospital de Base está sob intervenção do ministério da Educação", disse.

Jacques disse que o sistema de saúde no DF é "caótico", ao responder a pergunta de um telespectador, funcionário do Hospital de Base de Brasília, que revelou: há vários equipamentos obsoletos, outros quebrados (o aparelho de mamografia não funciona desde setembro, segundo o funcionário) e alguns que usam tecnologia ultrapassada.