Militares da Marinha verificam área para instalação de Hospital de Campanha

23/03/2005 - 11h04

Jorge Eduardo Machado
Repórter da Agência Brasil

Rio - Um grupo de militares da Marinha visitou hoje (23) o Campo de Santana, no centro da cidade, para verificar a área a ser escolhida para a instalação do Hospital de Campanha que dará apoio à emergência do Hospital Souza Aguiar. O contra-almirante Jupiracy Gomes, diretor do Centro Logístico de Saúde da Marinha, disse que o início da montagem da unidade só depende de uma análise do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A análise é necessária porque o Campo de Santana é uma área verde, na região central da cidade, com árvores nativas da Mata Atlântica, além de animais da fauna brasileira.

Jupiracy Gomes disse que se a instalação começar nesta quarta-feira, o hospital poderá funcionar dentro de 48 horas. Ele informou também que fuzileiros navais vão garantir a proteção ambiental do Campo de Santana.

O prefeito do Rio, César Maia, havia proibido a instalação do Hospital de Campanha da Marinha no Campo de Santana, alegando que o local é patrimônio cultural da cidade. O Ministério da Saúde, entretanto, conseguiu liminar na Justiça Federal autorizando a instalação do hospital sob a condição de uma análise de impacto ambiental feita por técnicos do Ibama.