Mais de um milhão de desempregados na região metropolitana tem mais de 11 anos de estudo

23/03/2005 - 13h58

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Rio - A maior parcela dos desempregados nas seis maiores regiões metropolitanas do país é de pessoas que já concluíram o ensino médio. De acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego divulgada nesta quarta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em fevereiro, das cerca de 2,180 milhões de pessoas desempregadas, 46,2% delas (aproximadamente 1,007 milhão) tem 11 anos ou mais de estudo. É um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano passado, quando a taxa era de 42,6%.

"O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, então cresce o número de pessoas que se especializam para ter um poder de escolha maior", explicou o coordenador da pesquisa, Cimar Azeredo.

Ainda conforme a pesquisa, as mulheres continuam na liderança dos desempregados. A taxa registrada em fevereiro de 2003 era de 53,8%, em fevereiro de 2004 era de 57,1%, e em fevereiro de 2005, 57,4%.

A pesquisa do IBGE abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador.

São classificadas como desocupadas pelo IBGE as pessoas que não estão trabalhando, estão disponíveis para trabalhar e tenham tomado alguma providência efetiva para conseguir emprego nos trinta dias anteriores à semana em que responderam a pesquisa.

AD