Petrobras assina contrato de exploração com estatal da Líbia

15/03/2005 - 21h46

Rio, 15/3/2005 (Agência Brasil - ABr) - A Petrobras divulgou hoje nota informando ter assinado em Trípoli, capital da Líbia, contrato com a estatal National Oil Corporation (NOC) que assegura os direitos de exploração de óleo e gás e de partilha de produção na Área 18 da seção líbia do Mar Mediterrâneo, em águas de 200 a 700 metros de profundidade. A área, de acordo com a estatal, é constituída por quatro blocos, com uma extensão total de 10.307 quilômetros quadrados.

De acordo com a nota, a assinatura do documento marca a volta da Petrobras às atividades exploratórias naquele país, 11 anos depois de ter atuado a partir da década de 70. A estatal enfatiza, na nota, que "para essa atuação internacional, contou com a participação do Ministério das Relações Exteriores, nas visitas que antecederam a assinatura do contrato e de aproximação diplomática com as autoridades líbias para a concretização do novo negócio".

A concessão foi obtida depois que a Petrobrás venceu a primeira rodada de licitações promovida pela estatal daquele país no dia 29 de janeiro, após mais de 20 anos de fechamento às companhias internacionais.

O contrato prevê, para a fase exploratória, um período de cinco anos que, em caso de descoberta, poderá ser prorrogado por mais 20 anos, já então com os direitos de produção compartilhados com a National Oil Corporation (NOC). A Petrobras já atua em três outros países da costa africana – Nigéria, Angola e Tanzânia –, em áreas de águas profundas e ultraprofundas.