Representantes do setor produtivo lançam em Recife campanha contra carga tributária

10/03/2005 - 11h35

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Mais de 100 instituições representativas da indústria, comércio, serviços, agricultura e transportes lançam nesta quinta-feira, às 15 horas, campanha contra a carga tributária do país, na sede da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe). A iniciativa inclui anúncios nos veículos de comunicação de todo o estado sobre os valores dos impostos cobrados em diversos produtos.

De acordo com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), Júlio Oliveira, a idéia é mostrar à população o inconformismo do setor produtivo com a elevação dos impostos e os reflexos do aumento de taxas nos preços dos produtos. Ele destacou que a carga tributária no Brasil corresponde a 40% do Produto Interno Bruto (PIB - a soma de tudo o que se produz no país). segundo ele, a conseqüência disse é o aumento de até 70% no preço final de alguns produtos.

As entidades também programaram para o dia 22 deste mês, às 15 horas, passeata pelas ruas do centro do Recife, com a participação de representantes de todos os segmentos da sociedade civil. Na ocasião serão recolhidas assinaturas contra a MP 232, que prevê elevação de impostos para os prestadores de serviços. O documento vai ser enviado a bancada de deputados federais de Pernambuco e ao presidente da Câmara, Severino Cavalcanti.