Lula reafirma necessidade de o país aumentar número de parceiros internacionais

10/03/2005 - 15h14

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a ressaltar a importância de o Brasil aumentar o número de seus parceiros internacionais, em vez de focar apenas na Europa e nos Estados Unidos. "Na nossa relação internacional, não podemos estar focados em um ou outro parceiros porque ficaremos dependentes", disse o presidente, ao participar da 11ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Lula pediu esforço dos empresários na divulgação dos produtos brasileiros em outros países, como o Japão e a Coréia, que vai irá visitar em maio. Segundo o presidente, é preciso desmistificar a imagem do país no exterior. "Eles nos vêem pequenos, eles nos vêem como um país de Terceiro Mundo, eles imaginam que nós somos uma nação indígena, com alguns brancos aqui", ressaltou.

O presidente reafirmou que a integração da América do Sul é uma realidade e que o Brasil é a peça-chave para que essa iniciativa deslanche. Lula disse também que o governo vai dar continuidade aos investimentos nos países vizinhos, com o objetivo de promover o desenvolvimento na região.