Governo cria amanhã Secretaria, Conselho e Programa para Juventude

31/01/2005 - 20h08

Juliana Cézar Nunes
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente Lula assina amanhã Medida Provisória que cria a Secretaria Nacional da Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, o Conselho Nacional da Juventude e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens–Pró-Jovem.

A solenidade será às 15h30, no Salão Nobre do Palácio do Planalto.O Pró-Jovem oferecerá oportunidade de aceleração de aprendizagem, inclusão digital e qualificação profissional básica a jovens moradores de capitais que estejam fora do mercado formal de trabalho e que não concluíram o ensino fundamental.

O Programa integra a Política Nacional de Juventude que o governo federal vai desenvolver a partir de 2005 e terá R$ 300 milhões para atender 200 mil jovens neste ano, em várias regiões do país.

O Conselho e a Secretaria Nacional da Juventude vão orientar, coordenar e integrar a execução de políticas públicas para parcela da população na faixa etária de 18 a 24 anos, em sintonia com os demais Ministérios, governos estaduais, prefeituras, Poder Legislativo e organizações da sociedade civil.

A Secretaria-Geral da Presidência coordenou, em 2004, o Grupo de Trabalho Interministerial da Juventude, que realizou um diagnóstico dos programas e ações do governo federal e concluiu pela necessidade de se integrar diversas ações, bem como de se criar um programa emergencial para atender a população jovem.

Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, a decisão de se implantar uma Política Nacional de Juventude é resultado, também, do trabalho do Projeto Juventude, desenvolvido por mais de 40 organizações da sociedade civil, e do relatório da Comissão Especial de Juventude da Câmara dos Deputados.

As informações são da assessoria do Palácio do Planalto