Aloísio Milani
Enviado especial
Porto Alegre - Operadoras e emissoras da Europa Ocidental e Américas do Sul, Central e Norte puderem acompanhar e retransmitir a estréia da TV Brasil – uma iniciativa inédita que reúne as áreas de comunicação dos três Poderes da República: TV Justiça, TV Câmara, TV Senado e Radiobrás. As transmissões foram garantidas pela empresa NewsSkies, que cedeu gratuitamente durante os seis dias de realização do 5º Fórum Social Mundial um sinal no satélite NSS-806.
A emissora pública uruguaia VTV e a Television Española utilizaram o material na produção de programas especiais e nos telejornais. O Canal 7 Argentino, a emissora Telesur do México e a venezuelana Vive TV acompanharam as transmissões. Dos Estados Unidos, a Reuters e a APTN também puderam monitorar a TV Brasil.
A partir de agora, o Comitê Gestor da TV Brasil decidirá o formato da programação e os prazos para lançar definitivamente a emissora. "Agora vamos abrir licitação para definir o satélite que nós vamos usar e também montar toda a estrutura técnica em digital para termos boa qualidade", afirma Roberto Gontijo, diretor de operações da Radiobrás.
As transmissões experimentais da TV Brasil - Canal Público Internacional, terminam nesta segunda-feira, às 21h30, após a veiculação da última edição do piloto do telejornal Brasil Notícias. Durante os seis dias do 5º Fórum Social Mundial (RS), foram ao ar mais de 90 horas de programação, composta pela transmissão ao vivo das principais atividades do evento, 26 entrevistas exclusivas, 15 debates e um telejornal diário de 30 minutos.