Brasília, 31/1/2005 (Agência Brasil - ABr) - O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, participou nesta segunda-feira, em Roma (Itália), de encontros com políticos, empresários e representantes do governo italiano. Entre os convidados para as reuniões estavam os empresários Francesco Mobili (Enel), Fabrizio Di Amato (Fiat Engineering), Pierfrancesco Guarguaglini (Finmeccanica) e Marco Trochetti Provera, presidente da Pirelli e da Telecom Itália.
No domingo, o ministro esteve com Massimo D´Alema, deputado do Parlamento Europeu e presidente da Delegação para as Relações com o Mercosul, e com Marina Sereni, deputada e integrante da Comissão de Relações Exteriores do Parlamento italiano. "O presidente D´Alema está empenhadíssimo para que saia um acordo União Européia-Mercosul, que será um exemplo inclusive para outras negociações, como as realizadas no âmbito da Organização Mundial de Comércio", afirmou o ministro.
Em Roma, Dirceu também encontrou Gianni Letta, secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros da Itália. Assim como o Brasil, a Itália passou por uma experiência recente de seqüestro no Iraque: no ano passado, duas italianas foram capturadas e as negociações, que mobilizaram o país, terminaram com a libertação das funcionárias de agências humanitárias.
Com informações da assessoria de Imprensa da Casa Civil