Brasília, 20/1/2005 (Agência Brasil - ABr) - O diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Ailton Brasiliense, disse hoje que a nova resolução de trânsito aprovada pelo Conselho Nacional do Trânsito (Contran) vai permitir a redução do número de acidentes de trânsito no país.
De acordo com as novas regras, a partir do dia 22 março o motorista que for renovar a carteira de habilitação terá de fazer curso de direção defensiva e primeiros-socorros. O motorista terá também a opção de fazer apenas uma prova de conhecimentos. Nesse caso, deverá conseguir no mínimo 70% de acertos. Hoje, para renovar a carteira, basta ao motorista fazer exames de vista e de coordenação motora.
Quanto ao acréscimo do custo na renovação da carteira por causa das novas exigências, Ailton Brasiliense disse que não deverá ser tão grande. "Cada Estado tem portarias próprias que definem o preço. Se o motorista optar por fazer o curso, é natural que pague por um serviço que será prestado, mas se optar apenas por fazer a prova, creio que isso não acarretará acréscimo de custo", informou ao deixar o Palácio do Planalto, após reunião com os ministros da Casa Civil, José Dirceu, e das Cidades, Olívio Dutra.
O curso terá carga de 15 horas e será ministrado pelo Detran de cada Estado ou por instituições credenciadas. Nas aulas, o motorista aprenderá a trocar pneus e a evitar acidentes, e terá noções do que fazer em caso de atropelamento.