Coreanos reafirmam interesse em importar frango brasileiro

20/01/2005 - 20h53

Brasília - Um grupo de parlamentares da Coréia do Sul reafirmou hoje, em audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, o interesse em comprar frango brasileiro. "Já temos uma resposta positiva do Brasil para começarmos a importar frangos", disse o presidente da comitiva, o deputado e ex-ministro da Economia e Finanças Kim Jin Pyo, ao sair do gabinete de Rodrigues.

A Coréia do Sul tem potencial para importar entre 60 e 80 mil toneladas/ano de frango do Brasil, disse o assessor especial do ministério Maçao Tadano, acrescentando que foram aceitos os ajustes no certificado sanitário internacional sugeridos pelo governo da Coréia do Sul. "O ministro determinou que enviássemos imediatamente nossa resposta aos coreanos." A expectativa é de que os primeiros carregamentos do produto sejam embarcados ainda neste semestre.

O interesse da Coréia do Sul em importar aves do Brasil aumentou após a ocorrência de casos de gripe de frango nos seus tradicionais fornecedores. Como o Brasil jamais registrou qualquer foco da doença, os coreanos começaram a negociar com o ministério da Agricultura. No ano passado, outra missão coreana esteve no Brasil e habilitou quatro frigoríficos para as exportações.

O ministério também pedirá aos coreanos uma posição sobre a abertura do mercado à carne bovina brasileira. Kim Jin Pyo revelou que a Coréia do Sul está analisando a situação sanitária do Brasil, especialmente no que se refere ao sistema de erradicação da febre aftosa por zonas, conhecidas como circuitos pecuários.

As informações são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento