Itamaraty ainda procura 118 brasileiros na Ásia

31/12/2004 - 14h06

Christiane Peres
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério das Relações Exteriores ainda procura 118 brasileiros que estavam na região atingida pelo maremoto no sudeste asiático e na costa leste da África. A lista, feita a pedido de amigos e parentes, tinha 273 nomes, mas 155 pessoas já foram encontradas.

De acordo com o Itamaraty, 79 pessoas que não estavam com seus nomes na lista de localização entraram em contato com as embaixadas brasileiras na Ásia. Da mesma forma que esses nomes não estavam na lista de procura, o Itamaraty confirma que ainda pode haver desaparecidos, mas acredita ser pouco provável, pois, "a essa altura, parentes e amigos já teriam entrado em contato com o Ministério".

No último dia 25, oito países do sudeste asiático foram atingidos por ondas gigantes – tsunamis, tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos, que possui alto poder destrutivo quando chega à região costeira -, provocadas por um terremoto de 9 graus na escala Richter. Índia, Indonésia e Sri Lanka foram os países mais atingidos pelo maremoto. Mas Bangladesh, Malásia, Maldivas, Mianmar e Tailândia, na Ásia, também foram afetados, além do Quênia, Somália e Tanzânia, na África.

O Itamaraty pede às famílias que já tiveram notícias de seus parentes na Ásia que entrem em contato com o Ministério para que os nomes sejam retirados da lista de procura. Para facilitar a busca, o MRE criou centros para atender as famílias. Os telefones do plantão são (61) 411-6999 ou 411-6456. Há também o endereço eletrônico: dac@mre.gov.br.