Lula presta homenagem às vítimas do maremoto

30/12/2004 - 20h16

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou hoje uma homenagem ao povo do continente asiático atingido pelo maremoto no último final de semana e destacou que este desastre natural é um alerta para que a população do planeta preserve a natureza.

"Este desastre, que vitimou tantas mulheres, homens e crianças, é um alerta para que a gente comece a olhar com mais carinho para a natureza. Muitas vezes, nós a desprezamos e, de vez em quando, ela se revolta. E quando ela se revolta, não pede licença, não diz aonde vai acontecer e acontece", disse, ao participar, no Palácio do Planalto, da cerimônia de sanção do Projeto de Lei que institui as Parcerias Público-Privada (PPPs).

Em seu discurso, Lula reiterou que o governo está solidário e ajudará os países atingidos no que for possível. "Os nossos embaixadores em cada país estão na área em que houve o desastre ecológico grave para que a gente possa, junto das Nações Unidas, estabelecer que tipo de ajuda a mais nós podemos dar e para onde devemos mandar a ajuda, porque há localidades que precisam mais do que outras", ressaltou.

O presidente lembrou que hoje foi enviada a primeira remessa de ajuda humanitária aos países atingidos no Sul da Ásia. A carga, de cerca de 16 toneladas de medicamentos e alimentos, ofertados pela Conab e Ministério da Saúde, seguiu num avião da FAB com destino a Bangoc, na Tailândia, o país mais atingido.