Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil
Rio Janeiro - A tripulacao do avião brasileiro que leva 16 toneladas de alimentos e remédios para ajudar a populaçao atingida pelo maremoto na costa da Ásia, entrará no ano novo antes do que no Brasil. Os quatoze tripulantes estarão sobrevoando o oceano Índico, entre as ilhas de Reuniões e Diego Garcia.
Para o Tenente Coronel Guedes, um dos pilotos do avião da FAB, a família tem que entender a importância da missão, que, as vezes, não permite que em comemorações como a passagem de ano, todos estejam juntos. "Nós fizemos planos de passar juntos. Com essa missão, a gente sente muito ter que deixar a família, mas o fato de que podemos ajudar milhares de pessoas faz com que todos entendam", disse o coronel Guedes, depois de se despedir da mulher e filhos na Base Áerea do Galeão.
A aeronave KC-137, que foi carregada com os alimentos e remédios em Brasília, deixa o Rio de Janeiro, às 21 horas, com destino a Bangkok, capital da Tailândia. Serão 35 horas de viagem, de vôo e escalas, até chegar ao destino. O avião fará a sua primeira parada para abastecer, depois de sair do Rio, em Windhoek, capital da Namíbia, na África. A segunda e terceira paradas, serão nas Ilhas de Reunion e Diego Garcia, no Oceano Índico. A chegada ao aeroporto Internacional de Bangkok, na Tailândia, está prevista para as 12h15 (03h15 horário de Brasília).