Brasil envia mais duas remessas de ajuda aos flajelados na Ásia

30/12/2004 - 19h36

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo federal enviará mais duas remessas de ajuda humanitária aos países do sul da Ásia atingidos pelo maremoto no último final de semana. A segunda remessa sai com destino a Sri Lanka, o segundo país mais atingido pelo desastre natural, até segunda-feira (3), informou a assessoria de imprensa do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), após reunião para tratar do assunto.

Desta vez, serão levadas cerca de 60 toneladas de carga em uma aeronave DC10 da Varig. Nesta viagem, o governo financiará o custeio do combustível e as taxas de sobrevôo entre os países.

A terceira remessa sai do Brasil no próximo dia 8, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com capacidade para 16 toneladas.

O que será enviado nas próximas viagens será definido em breve. O coronel Homero Zanotta, do GSI, informou que as ofertas são significativas. Já estão disponíveis 35 toneladas de medicamentos, cedidos pelo Ministério da Saúde; 48 toneladas de água, ofertados pela empresa Schinkariol, algumas toneladas de alimentos, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); 10 toneladas de leite em pó, cedidas pela Embaixada da Tailândia no Brasil; 10 toneladas de alimentos cedidos por uma firma em Natal (RN); e 55,5 toneladas de remédios, alimentos e roupas ofertadas pela Embaxiada do Sri Lanka no Brasil.

Hoje, o governo brasileiro enviou a primeira remessa de ajuda humanitária aos países atingidos pelos maremotos no Sul da Ásia. A carga, de cerca de 16 toneladas de medicamentos e alimentos, ofertada pela Conab e Ministério da Saúde, seguiu num avião da FAB com destino a Bangoc, na Tailândia, o país mais atingido.

Para tratar do assunto, além do GSI, reuniram-se agora à noite, no Palácio do Planalto, os Ministérios das Relações Exteriores, Saúde, Planejamento, Agricultura, Desenvolvimento Social, Defesa, Casa Civil e Receita Federal.