Lula: projeto de Parcerias ajuda o Brasil a não ser vítima do seu crescimento

09/11/2004 - 22h16

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na noite de hoje, que o Projeto das Parcerias Públicos Privadas(PPP), que está tramitando no Congresso Nacional, poderá ajudar o Brasil a não ser "vítima" do seu crescimento. "Veja que absurdo: O Brasil pode ser vítima do seu crescimento", disse Lula, durante a cerimônia de comemoração dos 60 anos da construtora Odebrecht, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Lula lembrou que, antes, o Brasil era vítima por causa da falta de crescimento, mas se a indústria continuar exportando como vem ocorrendo e o agronegócio continuar a crescer e exportar , "nós passamos pelo gostoso risco de perceber que não temos como escoar esse potencial enorme de produção que o Brasil está tendo hoje".

Segundo Lula, em virtude do grande número de filas que existem em todo país para escoar a produção, o governo está tomando as providências para resolver o problema. "Nós já detectamos os pontos. Esperamos que vocês, empresários, ajudem, conversando com os senadores para que a gente aprove logo o projeto de PPP, para facilitar essas parcerias", disse Lula.

Para o presidente, às vezes a demora para decidir as coisas no Brasil é um obstáculo. "Muitas vezes, nós cometemos o equívoco de ficar discutindo muito, quando o povo tem pressa e muito mais o Brasil tem pressa e urgência que as coisas aconteçam", disse Lula. Segundo ele "o empresário brasileiro precisa deixar de pensar pequeno. Precisa deixar de ter medo de virar um empresário multinacional e tem que botar a cara, porque no mundo empresarial, ninguém dá colher de chá pra ninguém. Nós queremos que nossas empresas estejam no Brasil, mas estejam também em todas as partes do mundo.È assim que nós vamos construir uma grande nação".