Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) divulgou nota informando que solicitou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e ao Governo do Distrito Federal (GDF) a realização de estudos no sentido de alterar o sistema viário de acesso ao Palácio do Alvorada. O pedido do GSI foi "em decorrência da necessidade de prover maior segurança ao Palácio do Alvorada e de prevenir acidentes com turistas e transeuntes na área".
Segundo o GSI, todo a avaliação dos estudos seguiu os trâmites previstos na legislação. A nota informa que o IPHAN aprovou a solicitação do GSI, mas ressalvou a importância de preservar o trânsito de pedestres e de veículos na pista a ser estreitada em frente ao Palácio.
A íntegra da nota é a seguinte:
"A respeito de matérias publicadas versando sobre a reformulação do acesso ao Palácio da Alvorada, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) julga oportuno prestar os seguintes esclarecimentos:
1. Em julho de 2003, o GSI solicitou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e ao Governo do Distrito Federal (GDF) a realização de estudos no sentido de alterar o sistema viário de acesso ao Palácio do Alvorada. O IPHAN aprovou a solicitação e ressalvou a importância de preservar o trânsito de pedestres de veículos na pista a ser estreitada em frente ao Palácio.
2. O pleito do GSI foi em decorrência da necessidade de prover maior segurança ao Palácio do Alvorada e de prevenir acidentes com turistas e transeuntes na área".
3. Todo o processo seguiu os trâmites previstos em legislação e tanto o IPHAN quanto a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do GDF atenderam prontamente à solicitação deste Gabinete.