Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio – A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) apresentou nesta sexta-feira os primeiros resultados da campanha "O Melhor do Brasil é o Brasileiro", iniciada há cerca de 40 dias. A reunião de balanço aconteceu na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro. Entre os participantes estavam o ministro da Secretaria de Comunicação Estrátégica, Luiz Gushiken, e o presidente do BNDES, Carlos Lessa.
A ABA congrega 300 empresas nacionais, multinacionais e estatais, que representam 80% do "PIB publicitário" do país. A campanha tem como ícones o jogador de futebol Ronaldo e o cantor Herbert Vianna, líder do grupo Paralamas do Sucesso. Ambos conseguiram superar momentos difíceis de suas vidas e carreiras profissionais.
O coordenador do projeto na ABA e assessor especial da Presidência da entidade, Maurício machado, afirmou à Agência Brasil que a campanha teve adesão das televisões abertas e de 19 emissoras de TV a cabo. As colaborações feitas ao projeto foram inteiramente gratuitas. Maurício Machado revelou que se tivessem sido feitos gastos com veiculações, os investimentos totalizariam desde o lançamento da campanha R$ 15 milhões.
Machado citou pesquisa recente efetuada entre a população latino-americana que detectou o menor percentual de auto-estima no Brasil: apenas 4%, contra 36% no Uruguai, 25% no Panamá, 21% na Bolívia, 20% no Equador, 19% no México, 13% na Venezuela, 17% na Argentina, 13% na Colômbia, 12% em El Salvador e 8% no Paraguai.
Entre as empresas que aderiram à campanha estão: Credicard, Bradesco, Ford, Telecom Itália, Ambev, Bombril, Telemar, Comgás, Petróleo Ipiranga, e companhias estatais como Petrobrás, Eletrobrás, Correios e Banco do Brasil.