Rio, 25/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - As vendas do comércio varejista no município do Rio de Janeiro cresceram 5,40% em relação ao mês anterior e, no acumulado janeiro/julho, 6,57%, destacando os setores de calçados, confecções e tecidos, conhecidos como ramo mole, cujo incremento nos sete primeiros meses de 2004 foi de 13,72%.1,07% em julho, em comparação a mesmo mês do ano passado, de acordo com dados divulgados pelo Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio)
Em comparação a julho do ano passado, o aumento registrado pelo CDL-Rio no movimento do comércio da cidade foi de 1,07%. Na avaliação do superintendente da entidade, Ubaldo Pompeu, a melhora observada no emprego e na renda contribuiu para o aumento do consumo.
Ubaldo avaliou, porém, que ainda é prematuro afirmar que essa expansão é consistente: "Como a base de comparação das vendas estava muito fraca no ano passado, concluímos que a expansão que estamos registrando em 2004 representa mais uma recuperação do que um crescimento sustentado".
O entendimento do CDL-Rio, entretanto, é de que o mercado está mais confiante. "E isso impulsiona a produção e, por consequência, o emprego, a renda e o consumo", opina Ubaldo. As vendas à vista em julho, com alta de 3,85% sobre o mesmo mês de 2003, prevaleceram sobre as vendas a prazo, que mostraram retração de 1,70%. Ubaldo Pompeu informou que os dias frios ocorridos em julho garantiram o bom desempenho das vendas à vista de roupas e artigos de inverno.