Brasília, 14/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - Um dos maiores produtores de feijão do país, o fazendeiro Norberto Mânica – indiciado por homicídio qualificado e formação de quadrilha – está preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde deverá ser ouvido.
Suspeito de ser o mandante do assassinato de três fiscais e um motorista do Ministério do Trabalho em Unaí (MG), há mais de seis meses, Mânica foi detido na noite de ontem em Corbélia, interior do Paraná, e transferido para Brasília na madrugada deste sábado.
O mandado de prisão foi expedido pelo juiz da 9ª Vara da Justiça Federal, Francisco de Assis Detti, a pedido do delegado federal da Polícia Federal Antônio Celso Santos, que conduz as investigações.
Os três auditores fiscais, além do motorista que os acompanhava, foram assassinados numa emboscada, depois de serem abordados por vários homens que atiraram contra o carro que ocupavam. Eles estavam na região para fiscalizar as condições de trabalho em propriedades rurais.
Os fiscais João Batista Soares Lage, Eratóstenes de Almeida e Nelson José da Silva morreram na hora. O motorista Ailton Pereira de Oliveira foi socorrido com vida e levado ao Hospital de Base em Brasília, mas não resistiu. O crime chocou o País e teve repercussão nacional.