Brasília, 28/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - Começou há pouco o Programa "Diálogo Brasil", transmitido em rede de televisão pública para todo o país e que hoje tem a participação da Secretária Nacional de Justiça, Cláudia Chagas, e do chefe adjunto do Departamento de Combate a Ilícitos Cambiais e Financeiros do Banco Central, Fernando Celso Gomes de Souza, que discutem a lavagem de dinheiro.
Nos estúdios de São Paulo, onde o programa é apresentado na TV Cultura, está o promotor de Justiça Criminal Marcelo Mendroni e no estúdio da TV Educativa do Rio de Janeiro, o professor de Ciência Política Luiz Pedone, do Programa de Estudos Europeus da UFRJ.
De acordo com a secretária, atualmente diversos órgãos do Estado trabalham investigando o problema da lavagem de dinheiro, mas de forma isolada e, embora o Brasil tenha uma lei que permita investigação e punição, quase não existem resultados em termos de condenação e recuperação do dinheiro. "A idéia é punir e traçar uma estratégia conjunta. Isso já começou a ser feito e, até o final do ano, vamos fazer uma avaliação dos trabalhos e também estabalecer metas para o ano que vem", disse Cláudia Chagas.
O "Diálogo Brasil" é gerado pelo canal de TV a cabo da Radiobrás (NBR) para 822 pontos de transmissão no país. Em Brasília é transmitido também pela TV Nacional.