Brasília, 28/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - A secretária Nacional de Justiça, Cláudia Chagas, disse hoje, durante sua participação no programa "Diálogo Brasil", que é muito comum perceber a atividade ilícita de lavagem de dinheiro em cidades onde o crescimento é desproporcional à atividade econômica. O programa é transmitido pela TV a Cabo da Radiobras (NBR) para 822 pontos em todo país.
Segundo Cláudia Chagas, existe a intenção de construir um cadastro único de imóveis que servirá como base de dados para a Polícia Federal. "Hoje é muito difícil o policial ter esse tipo de informação", afirmou ela. Além do cadastro de imóveis - disse Cláudia - está sendo elaborado um cadastro de embarcações, veículos e aeronaves, para combater as ações ilícitas com maior agilidade. "Estamos fechando acordo com os ministérios da Marinha e Aeronáutica e o Denatran (Departamento Nacional do Trânsito) para criar o cadastro", revelou ela.
Além da secretária, o "Diálogo Brasil" de hoje teve a participação do chefe adjunto do Departamento de Combate a Ilícitos Cambiais e Financeiros do Banco Central, Fernando Celso Gomes de Souza. Nos estúdios de São Paulo, onde é apresentado na TV Cultura, esteve o promotor de justiça Marcelo Mendroni e no estúdio da TV Educativa do Rio de Janeiro, o professor de Ciência Política Luiz Pedone. O "Diálogo Brasil" vai ao ar todas as quartas-feiras, às 22:30h e é transmitido também pela TV Nacional.