Brasília - Terminou hoje o I Encontro Nacional de Agricultura Familiar que reuniu cerca de 3 mil agricultores durante 5 dias em Brasília. No encerramento do encontro, os agricultores apresentaram a "Carta de Brasília", em que anunciam a criação de uma nova entidade para representar os trabalhadores da agricultura familiar, a Federação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf-Brasil). O coordenador da Fetraf-Sul (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Sul), Altemir Tortelli, afirma que a entidade pode nascer com cerca de 500 mil famílias associadas, segundo informações da Fetraf.
Na quinta-feira, os participantes apresentaram uma série de reivindicações ao governo federal. Entre os pedidos dos agricultores estão a desburocratização na concessão de crédito, a implementação do seguro agrícola, assessoria técnica e programas para manter os jovens no campo.
No documento, eles também pedem a avaliação do funcionamento do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e sua transformação em um programa de desenvolvimento rural. Outra reivindicação é o fortalecimento da gestão social das políticas para o desenvolvimento do campo, além da transformação do MDA em Ministério do Desenvolvimento Rural.
Com informações da Fetraf.