Bianca Estrella
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) implantou um financiamento também para mulheres agricultoras solteiras. Esta era uma reivindicação antiga do movimento de mulheres. O gerente nacional de Crédito Rural do Ministério de Desenvolvimento Agrário, João Luiz Guadagnin, explicou que mulheres casadas ou não passaram a ter o direito de acesso ao crédito rural desde o dia 28 de junho, data de lançamento do último Plano Safra.
"Criamos agora o Pronaf Jovem e uma nova linha para o Pronaf Mulher. Através destes créditos a agricultora pode adquirir um financiamento de maneira independente, sem precisar comprovar a existência ou não de um companheiro do sexo masculino", disse o gerente. João explica que antes do lançamento desta medida, a mulher precisava comprovar ter um companheiro. "Antes, quando a mulher queria obter um segundo crédito para sua família, tinha um valor de 50% acrescido ao crédito familiar, hoje, este crédito é dissociado", explica Guadagnin.
Segundo o gerente nacional, com o Pronaf Jovens, agricultores de 16 a 25 anos também podem obter créditos rurais. Para isso, o jovem deve ter cursado algum tipo de escola técnica agrícola com duração mínima de 100 horas. O Pronaf Mulher e o Pronaf Jovem são créditos de investimentos para pagamentos em até dez anos e com até três anos de carência.