Brasília, 8/6/2004 (Agência Brasil - ABr) - A maioria dos trabalhadores brasileiros gasta em torno de duas horas e meia no trajeto de ida e volta de casa para o trabalho, o que significa um desgaste que torna ruim a sua qualidade de vida. A opinião é do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Lessa, que proferiu palestra no seminário organizado pela Associação Brasileira de Infra-estrutura das Indústrias de Base (Abdib).
Para Carlos Lessa investir em infra-estrutura de transportes é um dos pontos fundamentais para melhorar a qualidade de vida da população e impulsionar o desenvolvimento. Ele sugere que o empresariado do setor banque os investimentos e tenha as próprias concessões colocadas como aval para os financiamentos, que quase sempre têm que vir de instituições como o BNDES.
Lessa afirmou que o aumento da concentração urbana nos grandes centros não é só um fenômeno que aconteceu no Brasil, mas em todo o mundo nos últimos anos. "E a nível interno o que o Brasil tem que fazer é estimular o robustecimento das pequenas e médias cidades para que haja uma melhor distribuição da população. Antes de pensar em infra-estrutura temos que pensar primeiro na organização urbana do país, e um planejamento bem feito passa por definições adequadas na área habitacional e quanto a questão do financiamento", disse o presidente do BNDES.