Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Plenário da Câmara aprovou, na noite de hoje, em sessão extraordinária, os pedidos de urgência para votação das mensagens do Executivo para envio de tropas militares para o Haiti e Timor Leste. As duas mensagens devem ser votadas amanhã pela Câmara.
O primeiro requerimento aprovado foi da mensagem presidencial para o envio de tropa brasileira para a Missão de Estabilização das Nações Unidas do Haiti. Pela mensagem, as forças brasileiras vão integrar a missão que vai dar continuidade às tarefas iniciadas pela Força Multinacional Interina das Nações Unidas para auxiliar o governo transitório daquele país na manutenção da lei e da ordem. O Brasil participará da missão com um contigente de 1 200 militares.
A outra urgência aprovada é para a mensagem do Executivo para a ampliação do contigente brasileiro na Missão de Apoio das Nações Unidas em Timor Leste. A ampliação do contigente seria de mais 125 militares.
Após a votação das urgências, o Plenário iniciou a discussão da emenda constitucional que reduz em 5.081 o número de cadeiras de vereadores em todo o país, além de reduzir o volume de recursos a serem repassados às Câmaras Municipais.