Brasília, 3/5/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, defendeu hoje as Parceiras Público-Privada (PPP) para o investimento em infra-estrutura, ao participar do Fórum Nacional de Expansão do Porto de Santos.
Segundo o ministro, o governo pretende construir as avenidas perimetrais de Santos e Guarujá (SP), com um investimento de R$ 700 milhões. O objetivo das obras é reduzir os engarrafamentos de caminhões perto do Porto de Santos. O governo estuda ainda a ampliação da área de estacionamentos. "Essas medidas contarão também com a participação da iniciativa privada", afirmou.
A pauta de debate do Fórum é a criação e expansão de terminais, bolsões de estacionamentos, implantação do rodoanel, dragagem e aprofundamento do canal.
Segundo os participantes do evento, as obras de infra-estrutura são necessárias para atender o aumento da demanda externa por produtos brasileiros. Em 2003, o Porto de Santos foi responsável por 27% da balança comercial brasileira.
O ministro dos Transportes lembrou que no primeiro trimestre deste ano, o Brasil exportou 15 mil toneladas de produtos pelo Porto de Santos. Esse volume é 25% maior do que o registrado no mesmo período do ano. Os principais produtos exportados são soja, açúcar e fertilizantes.
Alfredo Nascimento informou que deverá visitar os estados brasileiros para conhecer os problemas de infra-estrutura.