Rosseto diz que novo seguro agrícola tira o setor das medidas emergenciais

01/05/2004 - 16h45

Porto Alegre, 1/5/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, afirmou que o novo seguro agrícola criou uma política permanente para o setor sair das medidas emergenciais. Ele disse que a criação do seguro e a expansão do Plano de Safra 2004/2005 são os itens mais importantes da agenda da pasta para o segundo semestre.

Ao abrir oficialmente a 15ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja), em Santa Rosa, região noroeste do estado, Rossetto explicou que o seguro vai garantir o resultado da produção e a renda do produtor, mesmo nos casos imprevistos como os da estiagem que atingem as lavouras gaúchas.

O ministro, que representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da feira, disse ainda que o presidente tem grande confiança na capacidade agrícola do país e na produção gaúcha, mesmo com os imprevistos do clima.

Rossetto recebeu um documento com elogios às medidas emergenciais criadas pelo governo para amenizar os prejuízos da lavoura com a seca, de um grupo de sindicatos do norte do estado, ligados a Central Única dos Trabalhadores.

A Fenasoja esta festejando os 80 anos do primeiro cultivo da soja no país, no município de Santa Rosa.