Rio, 1/5/2004 (Agência Brasil - ABr) - A organização não governamental (ong) Ação da Cidadania, do sociólogo Herbert de Souza, Betinho, lançou hoje, no Rio, o primeiro Censo Social do Desemprego no Brasil. O lançamento foi feito depois de uma caminhada no aterro do Flamengo, na zona sul da cidade, pelo Dia do Trabalho. O censo será realizado em 26 estados e no Distrito Federal com o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Movimento Sem Terra (MST), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da União Nacional dos Estudantes (UNE), entre outros.
O objetivo, segundo o coordenador da Ação e Cidadania, Maurício Andrade, é cobrar do estado e de empresários a criação de oportunidades de trabalho para a população excluída. O censo será feito até 7 de setembro. "A idéia é deixar de ter números do desemprego apenas na estatística, mas que o desemprego tenha cara e identidade. Acreditamos que até 7 de setembro se tenha um número expressivo de inscrições e que as pessoas se organizem coletivamente no sentido de lutar pelo seu direito de trabalhar".
Andrade informou que os nomes dos desempregados cadastrados serão colocados no site da Ação e Cidadania no endereço WWW.clickfome.com.br.