Brasília - Em entrevista telefônica à Agência Brasil neste domingo, o ministro Nilmário Miranda, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, garantiu que o Estado brasileiro dará "toda cobertura possível" às vítimas brasileiras dos ataques terroristas em Madri. "A embaixada e o consulado já estão orientados a prestar toda assistência e a se guiar pelo desejo dos familiares", disse ele.
A embaixada brasileira em Madri aguarda exame de DNA para confirmar oficialmente se o paranaense Sérgio dos Santos Silva foi mesmo uma das pelo menos 200 vítimas dos atentados. Para familiares, não há dúvidas sobre a morte. Outros brasileiros, amigos e vizinhos de Sérgio na Espanha, disseram ter recebido da polícia a carteira do operário, encontrada junto aos destroços de um vagão de trem na estação de Atocha, uma das atingidas pelas bombas na última quinta-feira.
"O governo espanhol também já anunciou que todas as vítimas terão assistência do Estado espanhol", acrescentou o ministro Nilmário Miranda. A representação brasileira na Espanha confirma haver dois brasileiros entre os cerca de 1500 feridos. Adeildo Alves dos Santos foi operado e passa bem. O segundo brasileiro ferido também passa bem, mas não quer ser identificado, para não preocupar a família no Brasil.
Segundo o conselheiro de imprensa da embaixada espanhola no Brasil, Alberto Barciela, as vítimas do terror e seus familiares vão poder requisitar a cidadania espanhola, conforme anúncio feito pelo governo logo após os ataques. O benefício deve ser estendido a pais, filhos, mulher ou marido dos mortos e também dos feridos, conforme regulamentação que deve ser editada nos próximos dias.
O Itamaraty, por meio de sua assessoria, diz que confirmará amanhã os detalhes desses benefícios oferecidos pela Espanha. Pela manhã, Nilmário Miranda e o ministro da Defesa, José Viegas, participaram na Catedral de Brasília de missa celebrada em memória das vítimas dos ataques. A cerimônia foi dirigida pelo Núncio Apostólico, Lourenzo Baldissieri.
(Iolando Lourenço, Rosamélia de Abreu e Spensy Pimentel)