EUA e Grâ-Bretanha prevêem ataques terroristas no Oriente Médio

08/11/2003 - 15h35

Da redação

Brasília - No site de seu departamento de Relações Exteriores (www.fco.gov.uk), o governo britânico alerta os cidadãos do mundo ocidental sobre fortes indícios de ataque terroristas no Bahain e no Catar, ambas nações do Golfo Árabe. Em uma escala de importância menor, o governo também adverte os turistas e moradores estrangeiros no Kuait e nos Emirados Árabes.

A página eletrônica diz: "Julgamos que há um alto risco de terrorismo contra ocidentais, incluindo alvos britânicos. Você deve rever com cuidado seus procedimentos de segurança". O texto continua: "estamos particularmente preocupados com locais que são conhecidos como ponto de encontro de ocidentais. Permaneça vigilante, especialmente em lugares públicos", aconselha o serviço de informações de países do governo britânico.

Apesar de testemunhas confirmarem à rede de notícias CNN que houve um aumento da segurança das embaixadas ocidentais, especialmente da Embaixada da Grã-Bretanha, o país nega que o esquema de segurança do lugar tenha sido alterado.

Na sexta-feira, a embaixada dos EUA e os consulados norte-americanos na Arábia Saudita foram fechados por suspeitas de que seria realizado um ataque às representações ocidentais no país. Nesta semana, o Departamento de Estado dos EUA chamou a atenção para possíveis ataques nas regiões do Oriente Médio, Mar Vermelho, Golfo Pérsico, Península Árabe e norte da África.

Com agências internacionais