Rio, 8/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - O vice-governador do Rio e secretário estadual de Meio Ambiente, Luiz Paulo Conde, vai levar à governadora Rosinha Matheus proposta para que o governo do estado destine um percentual dos recursos do Fundo Especial de Controle Ambiental (Fecam) ao financiamento de projetos ambientais propostos pela sociedade civil organizada.
O anúncio foi feito por Conde hoje, na abertura da 1ª Conferência Estadual de Meio Ambiente. O encontro termina amanhã (9).
Conde informou que a governadora já aprovou um concurso público que vai abrir 50 vagas, em 2004, para o Instituto Estadual de Florestas (IEF), resultado de convênio com o banco alemão KfW. A realização de concurso público é a contrapartida do governo do estado para o investimento feito pelo KfW de R$ 30 milhões serem aplicados na conservação da mata atlântica do estado.
O vice-prefeito informou também que, na próxima segunda-feira (10), começam as obras emergenciais para contenção de material tóxico do Ingá, no valor de R$ 2,3 milhões. Também participaram da solenidade o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langone, o secretário-executivo do Ibama-RJ, Edson Bedim, os deputados Carlos Minc e Fernando Gabeira, e o presidente da Agência Nacional da Águas, Jerson Kelman.